"A água é potável
Daqui você pode beber"




quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Como eu te disse


" Sobre o apego ao que é fugidio e transitório... O problema não é o que é fugidio e transitório. Em ser assim, não é problema. O negócio é encarar isso como permanente. Ok, isso é o que a frase diz. Mas parece que isso não te chamou muito a atenção. E isso, pra mim, é muito importante. As pessoas tendem a querer o eterno, porém têm um certo medo disso, quando pensam quanto tempo leva o eterno. Dá um certo frio na barriga (mas isso, tb, pra outro momento, sinto muitas coisas em relação a isso...). Bom, mas em sendo transitório, também está bem. E isso as pessoas tb não entendem. Vc pode escolher que a emoção que aquilo te causa seja permanente. Se aquilo se vai, virão outras coisas, virão outras pessoas. Então, é mais uma vez uma questão de foco e intenção. E vc terá a emoção que quiser. Mas isso vc já sabe.


O que quero dizer é que não importa se algo tenha comportamento transitório, pq pra você pode ser permanente. Mesmo com pessoas.



Sobre o apego. Acho que só não é bom quando é apego a qualquer coisa que limita seus sonhos. Suas escolhas. Ou que vai contra às aspirações de sua alma. Por exemplo um comportamento. Fumo, p. ex., ou ainda, uma pessoa que vc acha que gosta, mas fica te fazendo mal. Vc vicia na emoção que aquela pessoa te dá. Não pq é bom, mas pq as células viciaram. E há sempre uma nuvenzinha de tristeza na relação. Sinalizando pra vc que não é isso.... Mas vc fica ali tentando... Já fez isso? hehe... eu já. Esse apego é ruim. Isso, sim , causa sofrimento. Pq vc está contra tudo o que sua alma anseia e não te deixa voar. Daí não há vôo, iluminação, festa. Mas aí vem o que eu não concordo. O problema é a generalização. Nem todo apego é ruim. É isso que me incomoda, especialmente quando se trata de pessoas. Eu acho mesmo que quando vc identifica alguém, ou algum grupo te passa uma energia boa, você tem mesmo é que se jogar (a Bicicletada, por exemplo)!!! De novo, as possibilidades são infinitas. Inimaginadas. Quem sabe que emoção ou evolução aquele(s) pode(m) te trazer? Sentir o frio na barriga, aquela euforia. É sua fonte, seu eu, seu mestre, quem mais te ama, te dizendo: vai. Entende?
Sabe, eu vou pra fora do país (ía, rsrs). E daí que eu vou pra lá? (...) Só pq eu vou embora, vou morrer de saudade, vou afastar essa emoção de mim? De maneira nenhuma!!! Dor e sofrimento é não me jogar. É ficar tendo meia emoção, meia alegria, só pra depois ter só meia tristeza, meia saudade. Outra coisa. Só pq vc está aí no fim do mundo (oops, acho q eu é que estou).... Só por isso não vou lembrar de vc, ou não falar contigo, de tempos em tempos? Só pra não ter saudade? Aaaafff.... se for pra perder esse tipo de coisa, eu não tô nem aí pro apego!
Como eu te disse, é uma questão de foco, de ampliar a consciência. De estar aware das escolhas. E nisso entra a que e a quem se apegar. Entende, o que eu não gosto é uma leve idéia de abster-se... do tipo 'prefiro não me envolver...' Mas isso é com vc.... eu só queria te dizer faz tempo exatamente o que eu não concordava...
E sobre dor e sofrimento... só não gosto das palavras. Não gosto de usar esse tipo de palavra. Palavras causam alterações de pensamento. E pensamentos....... causam emoções. E emoções são espionadas por cada célula do nosso corpo..... E por aí vai o que a gente já concorda. E aí, a sua reformulação tem muito mais cor. Escrevi muito.


Beijo meu amigo querido

From the other side..."

3 comentários:

Silvio Tambara disse...

Não concordando e não generalizando: sem apego. Apego não é legal. Apego igual confusão. Let it be. Tem a ver com o tempo sim e com a noção de si mesmo. Prefiro um contato sensível com o mundo e a clareza de que tudo nessa vida passa, "eles passarão, nós passarinho". E como dizia minha vovó, "o que não tem remédio, remediado está". (será que o que não tem acordo acordado está???). Beijos.

Anônimo disse...

very nice! hahahahaha

tessie27 disse...

Também adoro esse mail!!

Sílvio, até tú!!rsrs
Acho que a divergência está na definição de apego. Não imagina a resposta que eu tive desse e-mail. Me virou do avesso. E foi lindo.
E, do avesso, ainda digo: eu prefiro apegar. Sem medo. Quer dizer, com medo. Mas dane-se. Deixa doer. Conquistar a si mesmo envolve entrega.
Ah, passa. Tudo passa. E tudo vem. Over n´ over again... Vem virado, trocado, bêbado, desconectado. De um jeito muito igual ou muito diferente, mas que se reconhece novo. Até você descobrir onde te encaixa, ou esvaziar pra ficar cheio de possibilidades.
Então, apego, enquanto pressupôe entrega, ok. Enquanto demanda, sim, aí eu concordo com vocês....