"A água é potável
Daqui você pode beber"




terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Revolução (Fashion) da Bicicleta



Vancouver se entitula a cidade das bicicletas. Além do expressivo investimento do poder público em infraestrutura, segurança e mobilidade para a bicicleta como meio de transporte, uma mini revolução fashion acontece por lá, no que diz respeito às bicicletas.

foto: Matt Blackett

Mesmo ainda não se comparando à Amsterdam e Copenhagen, por onde se olha há ciclistas. As ciclovias ligam toda a cidade e a contornam. O museu de Vancouver exibe uma exposição sobre a bike fashion revolution e redefine a bicicleta como "um veículo de auto-expressão artística, um símbolo cultural provocativo e uma ferramenta para mudança social".


Originalmente, pedalar em Vancouver era algo mais pro lado funcional ou vinculado a idéias de proteção ambiental. Agora, a bike é cheia de diferentes estilos de uso e "exibição", por diversos tipos de pessoas. O curador da exposição no museu identificou 42 "tribos" de pedalantes em Vancouver.

Ali todo mundo tem uma opinião - boa ou ruim sobre a bike. E isso já é sensacional, porque não existe motorista que não saiba do ciclista. A massa crítica de Vancouver acontece toda ultima sexta-feira do mês e chega a alcançar 3000 pessoas.

Vancouver critical mass


Maior moda. Além de muito charmoso, de encher os olhos de quem visita a cidade, isso estimula o mercado da bike por lá o que torna as necessidades dos ciclistas bem mais interessantes politicamente. E garante a mobilidade deles. Já a nossa...


Mais Informações
Vancouver

Nenhum comentário: