"A água é potável
Daqui você pode beber"




terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dia Mundial Sem Carro


Vamo simbora, pessoas, que atrás vem gente! Gente da gente... a pé, de bike, skate, de pogobol, dançando, cantando, rindo, jogando bola....
Como todo ano acontece desde 2002, a população de São Paulo realiza ações no dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro (DMSC). Esse ano não será diferente, muitas pessoas farão ações e você pode participar de qualquer uma delas. Veja a programação do DMSC 2008 em São Paulo e venha fazer parte. Não há líderes ou responsáveis na maioria das ações, e para participar basta comparecer no dia e local marcado.
Abaixo um resumo das ações (detalhadas: visite a página do DMSC no site da Bicicletada).
Bicicletada toda Sexta
Realização de uma Bicicletada por semana durante todas as sextas-feiras do mês de setembro para divulgar e promover o Dia Sem Carro. Horários e local são os mesmos das tradicionais Bicicletadas:
Praça do Ciclista, concentração a partir das 18:00 e pedal lúdico-educativo às 20:00hs. Para participar basta comparecer com algum meio de transporte não motorizado. O trajeto é decidido na hora.
CicloCine – Mostra de vídeos relacionados a Mobilidade Urbana
Ocorrerá no Espaço Contraponto (rua Medeiros de Albuquerque, 55 - Vila Madalena) Sessões:11/09 Quinta-feira - 20h00Seleção de curtas sobre bicicleta no Brasil e no Mundo
Taken for a Ride - o papel da General Motors no fim dos bondes nos EUA (Jim Klein, 1996) - 52 minutos18/09 Quinta-feira - 20h30. Seleção de curtas sobre bicicleta no Brasil e no Mundo.
Still We Ride - a história da repressão à Massa Crítica em Nova Iorque e a repressão durante e depois da convenção republicana de 2004 (Elizabeth Press, Andrew Lynn e Christopher Ryan, 2005) - 37 minutos
bicicletada de apoio ao Pedala Sorocaba
Dia 13/set - ciclistas de São Paulo irão pedalando até Sorocaba, que fica a 90 km de São Paulo para prestigiar a Semana da Bicicleta em Sorocaba, que faz parte do projeto Pedala Sorocaba.
Para maiores informações acessem a página dessa bicicletada.
Desafio Intermodal de São Paulo (2008) -
18/09/2008
Qual é o melhor meio de transporte da cidade? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Qual é o mais rápido? E o mais eficiente? O mais poluente? E o mais limpo?
Desde 2006, realizamos o desafio intermodal na cidade de São Paulo, com o objetivo de comparar os diversos modais de transporte existente na cidade de São Paulo. Em 2008, como nos outros anos, todos os participantes sairão do mesmo ponto, uma praça no Brooklin, zona sul da cidade, em plena hora do rush e se dirigirão para a Prefeitura, no centro da cidade. Todos os modais (carro, moto, ônibus, trem, metro, bicicleta e até à pé) serão avaliados.
Um detalhe importante, TODOS os participantes deverão respeitar TODAS as leis de trânsito, principalmente o art. 211 do Código de Trânsito Brasileiro que diz:
Art. 211. Ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não motorizados:Infração - grave; Penalidade - multa. Ou seja, não será permitido que o participante motociclista trafegue no corredor, entre os carros. Apenas o ciclista poderá faze-lo, conforme diz a lei.
Para maiores informações, clique aqui. Veja os resultados dos desafios anteriores:20062007
19/09 - Vagas Vivas
A Vaga Viva é uma demonstração clara, direta e objetiva do quanto de espaço público é destinado para acomodar bens privados de poucos. A iniciativa, que já ocorreu em diversas cidades brasileiras, é com base na proposta do Park(ing) Day.
A idéia é que qualquer pessoa promova uma Vaga Viva em algum lugar da cidade. Assim que os locais das vagas estiverem definidos informaremos aqui e na página do Dia Sem Carro no site da Bicicletada. Se você quiser fazer uma vaga viva na sua região e quiser que divulguemos, mande um email com o endereço e hora que pretende fazer a vaga viva. Veja também como foram as vagas vivas de 2006 e 2007 em São Paulo.
20/09 - Rua Viva
Você se lembra da época em que jogávamos "gol caixote"? E vôlei no meio da rua, com pausas para levantar a rede quando "às vezes um carro passava"? Taco? Queimada? Mãe da Rua? Rouba Bandeira?
Há muitos anos os carros nos expulsaram das ruas e onde havia vida, hoje não passa de um corredor de passagem que liga um estabelecimento privado a outro. Portanto, no dia 20 de setembro (sábado) pessoas irão retomar as ruas (públicas) para relembrar os velhos tempos e mostrar a população o quanto de espaço os carros nos tiraram. A rua ainda não foi escolhida, e assim que tivermos o local divulgamos por aqui e pelo site da Bicicletada.
Ações no dia 22 de Setembro
Dia 22 de Setembro você já deve participar deixando seu carro em casa e indo trabalhar de bicicleta, ônibus, metrô ou mesmo a pé. Se não tiver jeito de se desvencilhar disso, ao menos tire o carro de alguém da rua. Dê carona nesse dia. Ou vá de carona. Compartilhe a rua com outras pessoas em outros meios de transporte.
Mas se quiser fazer mais, dia 22 teremos diversas atividades. A começar (ou finalizar) pela Invasão das Mil Bicicletas na tradicional Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro.
Acontecerá no final do dia, no horário tradicional das Bicicletadas (concentração 18h, saída às 20h), na Praça do Ciclista, que fica no canteiro central da Avenida Paulista, entre a Consolação e Bela Cintra.
Durante a concentração para a bicicletada, teremos a “Frente de Libertação dos Pedestres” com a abertura da campanha "Atravessa, porra!"
Outra ação será o “Ritual de Desarmamento”, com a grande queima de carteiras de habilitação no fogo sagrado. Como sempre, muitas ações novas poderão surgir.
Caso tenha alguma sugestão, ou fará alguma atividade nesse dia, mande os detalhes para esse email (ciclobr@ciclobr.com.br) que ajudaremos na divulgação.
No dia 22, haverá uma vaga viva, montada pelo Mov. Nossa SP em frente ao Sesc Consolação, onde haverá (pela manhã) um debate sobre mobilidade com os candidatos à prefeito da.
Texto adaptado de: André Pasqualini

Nenhum comentário: