Importantíssimo dizer que experiência conta demais, quanto mais anos de rua, mais você conhece o comportamento típico do motorista.
Já sabe as manobras em que ele costuma estar desatento, como nas conversões abruptas à direita sem olhar no espelho retrovisor direito, enquanto você vem passando.
Sabe que quanto mais visível e previsível na via mais você está seguro, daí é importante iluminação na bike e roupas claras a noite e sinalizar com o braço sua manobra ao mudar de faixa, e fazê-lo com confiança.
Sabe que trafegar a 1/3 ou a 1/2 da distância da guia é mais seguro que juntinho a ela.
Sabe que moto é um perigo a parte, se aproxima de você muito rápido e as vezes a gente só percebe quando está bem próximo. Sabe que deve sempre supor que o motorista não te viu até ter absoluta certeza que te viu.
Sabe que conduzir dando olhadas rápidas para trás com a visão periférica, ou usando retrovisor, evita ser pega de surpresa com veículos que vêm de trás tirando fina.
Sabe que um perigo de cair no meio da via, sozinha ou por um toque de alguém, são o carros que vêm atrás de você. Então não cuide apenas de manter distãncia dos carros a frente, mas não permita que alguém te siga colado, deixe ele te ultrapassar de vez.
É isso. Fica aqui a minha adimiração a esse moço, o Márcio Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário