"A água é potável
Daqui você pode beber"




quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ciclista Experiente

Esse texto é de um email que meu querido amigo Márcio, ciclista experiente, mandou pra lista da Bicicletada, em resposta a um coração aflito, depois das coisas que aconteceram.

Importantíssimo dizer que experiência conta demais, quanto mais anos de rua, mais você conhece o comportamento típico do motorista.

Já sabe as manobras em que ele costuma estar desatento, como nas conversões abruptas à direita sem olhar no espelho retrovisor direito, enquanto você vem passando.
Já identifica a postura agressiva pela forma de conduzir o veículo, não confia em semáforo verde pra você, só confia NO QUE VOCÊ VÊ, a noite já sabe que eles te vêem menos ainda.
Sabe que os profissionais (ônibus, taxis, caminhões e "Fiorinos brancas") são os piores, que mais tiram finas e te odeiam.

Sabe que quanto mais visível e previsível na via mais você está seguro, daí é importante iluminação na bike e roupas claras a noite e sinalizar com o braço sua manobra ao mudar de faixa, e fazê-lo com confiança.
Sabe que há momentos onde é preciso acelerar mais forte, diminuindo a velocidade relativa entre você e os carros, para aumentar a segurança ficando em velocidade próxima ao fluxo e poder executar uma manobra sem "atropelos".
Sabe que capacete com cintas bem ajustadas(até apertado um pouco) e luvas são básicos.

Sabe que trafegar a 1/3 ou a 1/2 da distância da guia é mais seguro que juntinho a ela.
Sabe que nunca se ultrapassa automóvel em movimento pela direita dele, rente então é loucura, ele pode fazer uma conversão de chofre e te colher, e ele estará com a razão.
Sabe que automóveis parados com gente dentro e portas se abrindo do nada combinam.

Sabe que moto é um perigo a parte, se aproxima de você muito rápido e as vezes a gente só percebe quando está bem próximo. Sabe que deve sempre supor que o motorista não te viu até ter absoluta certeza que te viu.
Sabe que olhar no olho do motorista, sentir que ele te viu é importantíssimo nas manobras no meio da via. Claro, só possível quando não tem filme no carro.
Sabe que tem gente maldosa dirigindo por aí, e não sabemos quem são. Então você já conta com isso em cada lance.
Sabe que vias rápidas te obrigam a andar mais rápido, então evite-as sempre que possível.
Sabe que em travessas onde você teria preferência, os carros sempre atravessam sua frente sem parar para esperar você, suponha que será sempre assim.
Sabe que de madrugada ninguém respeita semáforo.
Sabe que noites e madrugadas de sexta e sábado e início de manhãs de sábados e domingos são horários de tragédias com mortes violentas envolvendo motoristas bêbados nas ruas de São Paulo, então seja objetiva e cuidadosa ao sair ou evite.
Sabe que freios da bike sempre bem regulados é ordem.

Sabe que conduzir dando olhadas rápidas para trás com a visão periférica, ou usando retrovisor, evita ser pega de surpresa com veículos que vêm de trás tirando fina.
Sabe que em certos trechos de via, onde circulam "alucinados", usar a calçada devagar e respeitando os pedestres é gostar da sua vida, e não simplesmente desobedecer a lei.

Sabe que um perigo de cair no meio da via, sozinha ou por um toque de alguém, são o carros que vêm atrás de você. Então não cuide apenas de manter distãncia dos carros a frente, mas não permita que alguém te siga colado, deixe ele te ultrapassar de vez.


É isso. Fica aqui a minha adimiração a esse moço, o Márcio Campos.


Nenhum comentário: